16 de novembro de 2009

Um novo perfil do profissional de TI


Um novo perfil do profissional de TI

Capacidade de se comunicar e relacionar 

é uma das principais exigências do mercado


Acompanhando as mudanças tecnológicas, as características exigidas para um profissional da área também sofreram alterações. A ideia de que o pessoal que lida com computadores não precisa se comunicar está ultrapassada. Se antes bastava entender das ferramentas e saber executá-las, hoje é preciso também ter boa capacidade de se relacionar.

Priscila Azevedo, coordenadora do departamento de carreira da Veris Faculdades, de São Paulo, diz que, com a implantação de multinacionais no Brasil, há grande necessidade de que este profissional fale outras línguas.

– O mercado tem muita carência de profissionais com inglês fluente. Tanto que algumas empresas preferem contratar alguém que saiba falar o idioma mesmo que precise treiná-lo depois – diz Priscila.

Segundo Ana Cláudia Machado, gerente de recursos humanos da Processor Informática, além da qualificação técnica, quem quer seguir a carreira de tecnologia hoje precisa ter boa disposição. Isso porque, cada vez mais, o setor de TI precisa de pessoas capazes de transmitir as informações.

– Não adianta criar um sistema e não saber como explicar o seu funcionamento ao cliente – explica Ana Cláudia.

Carlos Henriquede Andrade, 30 anos, decidiu fazer uma pós-graduação em TI que também o qualificasse para a gestão de pessoas. Com o objetivo de expandir seus horizontes profissionais, o físico que trabalha como bancário viu no curso uma maneira de se atualizar:

– A minha pretensão é buscar inovação e agilizar os sistemas de trabalho. Gostaria de poder contribuir unificando a estratégia do negócio com a tecnologia. Assim, acredito que terei maiores oportunidades na minha carreira.


Confira atividades na área de TI e a qualificação necessária:



AdministrAdor de contrAtos
É o que se chama de governança em TI.O profissional verifica se os sistemas estão de acordo com as leis. É ele que vai cuidar da parte jurídica e financeira, negociar prazos, valores, descontos, acréscimos. Cuida, inclusive, das questões contratuais trabalhistas.
Qualificação: curso superior em Administração ou Direito. Precisa ter conhecimento da empresa em que trabalha e não necessariamente entender da parte técnica.

AdministrAdor de redes
Cuida da segurança da informação, como senhas, proteção contra hackers. Também é responsável por colocar os sistemas das empresas trabalhando em rede e credenciar os usuários. Os bancos absorvem
bastante esses profissionais.
Qualificação: graduação em TI, domínio de inglês e uma certificação ou curso de extensão na área.

AnAlistA de processos
Profissional que tem uma visão sistêmica da empresa. Faz uma análise do que a empresa precisa, de que forma o sistema vai impactar nas outras áreas. É estratégico para a redução de custos.
Qualificação: curso superior em administração ou em TI, uma certificação Black Belt ou Green Belt (específicas para análise de processos).

desenvolvedor de sistemAs
Trabalha com o produto e com o pósvenda. Precisa ter conhecimentos em programação, porque ele é que vai programar o sistema de acordo com a demanda do cliente. É bastante valorizado atualmente.
Qualificação: graduação, uma certificação ou um curso de extensão.


engenheiro/gerente de produtos
É o responsável pela construção do produto. Verifica as necessidades do cliente e avalia se já existe um sistema que pode atender à demanda ou se terá de desenvolvê-lo. Precisa ter conhecimento na área de
redes.
Qualificação: graduação em engenharia
e pós-graduação.

especiAlistA em vendAs consultivAs
Profissional da área comercial que vende consultoria e serviços na área. Precisa conhecer em profundidade o serviço que vai vender.
Qualificação: conhecimentos na área comercial e em tecnologia.

gerente de projetos
É a pessoa responsável por coordenar a equipe de projetos, gerenciar prazos, recursos humanos e financeiros, reportar o status do projeto e negociar status de trabalho. Esse profissional precisa dominar a tecnologia de informação, pois vai acompanhar os processos.
Qualificação: graduação em tecnologia, segundo idioma e pós-graduação em gestão de projetos ou uma certificação PMI (instituto que desenvolve uma metodologia de gestão de projetos).

gerente de ti
É um profissional que está preparado para gerenciar uma empresa de TI, não apenas um projeto. Precisa conhecer de tudo um pouco na área, principalmente de leis e de governança de TI.
Qualificação: graduação em TI, pós-graduação,
MBA e domínio de idiomas.

http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/7303950.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário